A começar por um ponto de vista teológico, as leis mais sérias da Bíblia sobre a mulher são as relativas à protecção das viúvas e, pra que eu presenado no postagem anterior. Mas, ao lado dessas, há várias algumas leis que são penoso de catalogar, porque se acha inseridas em códigos de tempo desigual.

vou começar informando de corporações, para examinar depois em algumas leis especiais. O judaísmo velho aceitou, sem mais, a poligamia, levando em conta-a como um evento normal, dentro do assunto social e religioso de teu tempo. Desse modo, os judeus têm sido os grandes patriarcas e fundadores do judaísmo como polígamos: Abraão, Esaú, Jacó, Elcana, Davi, Salomão, etc

De todas as maneiras, no Pentateuco, não existe uma legislação direta a respeito da poligamia, contudo muitas indicações marginais, que regulam o seu exercício (que é dada como claro), para beneficiar a toda a hora a porção mais fraca. Assim diz em Ex 21, 19, que “se um homem toma pra si uma outra mulher, a primeira não diminuirá o mantimento desta, nem ao menos o seu vestido, nem sequer o seu justo conjugal”.

Por vários indícios, desejamos supor que a poligamia era praticada nos tempos de Jesus, de modo que a maioria dos casamentos eram monógamos, tanto por questões econômicas quanto sociais. Por outro lado, os grandes textos da tradição israelita tinham se destacado o valor da monogamia, tomando-a, de um modo simbólico, como expressão de amor.

  • Os bônus são empréstimos que tu fazes
  • dois Comportamento real
  • Previsões economia espanhola 2018: como temos que investir
  • um Denúncias em WP:VEC

Em todos estes casos se condena mais o risco de adultério ou porneia do público de Israel, do que, tendo Deus como o marido (o único marido!) quer achar outros maridos, que não são mais que amantes falsos. Por outro lado, o relato da construção, igual culmina em Gen 2, 21-24, parece tomar a monogamia como estado impecável da humanidade.

Na mesma linha parecem situar-se nos textos do cântico dos Cânticos, onde o homem e a mulher devem fidelidade no amor; estes cantos parecem impossíveis em um contexto polígamo. O judaísmo posterior acabou por proibir a poligamia (os asquenazíes o fizeram desde o século XI d. C.), no entanto que ela vem praticando até tempos recentes em várias comunidades do Iêmen e Irã.

Categorias: Finança