Gabriel Ferraté Pascal (Reus, Tarragona, três de março de 1932) é engenheiro industrial e de perito agrícola português, Professor Emérito Honorário da Universidade Politécnica da Catalunha. Três Trajetória política em política científica e de universidades. Gabriel Ferraté Pascal, aos quatro anos, se mudou com seus pais para viver a França, durante a briga civil espanhola e se escolarizó em francês antes de aprender catalão e português.
Sua atividade científica, docente e pesquisadora centrou-se nos campos da automática, da cibernética, da eletrônica, da informática, da robótica e da inteligência artificial. Sumultaneamente a direcção técnica da corporação EYSSA, em 1968, o doutor Gabriel Ferraté ganha a primeira praça espanhola de professor de controlo automático, da Escola Técnica Superior de Engenheiros Industriais de Barcelona. Trajetória política em política científica e de universidades. Em 1999, foi nomeado Presidente do Conselho Consultivo pro Desenvolvimento Sustentável da Catalunha.
Em 2002 foi nomeado Vice-presidente da ICDE (International Council for Open and Distance Education). Foi membro da Comissão de Educação Superior do Conselho da Europa. Em 1972 foi nomeado Cavaleiro da Ordem das Palmas Acadêmicas do Estado francês.
Em 1973, é nomeado Oficial da Ordem das Palmas Acadêmicas do Estado francês. Em 1973, é condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Civil de Afonso X, o Sábio. Em 1989 recebe Medalha Narcis Monturiol da Generalitat de Catalunha ao mérito científico e tecnológico. Em 1996 é galadonado com o Prêmio Representante de Sant Jordi da Generalitat da Catalunha.
- Um Revelações do jornal A nação
- 4 abril, 2019 às 12:37 | Responder
- A Cabale, Jacques Grancher, 1988, p. Vinte e oito
- Impulso desenvolvimento técnico-científico, ao ser lucrativo
Em 1998, o Município de Barcelona, concede-lhe a Medalha de Ouro da Cidade ao mérito científico. Em 1998, foi lhe concedida a Medalha de Honra Garcia-Cabrerizo ao Fomento da Inovação. Em 2001, o International Council for Open and Distance Education (ICDE) concedeu-lhe o Prêmio à Excelência Individual. Em 2001 Ingressa como professor pela Escola Livre de Eméritos.
Em 2003 ganhou o Prêmio Salvà i Campillo e o Prêmio de Honra de sua trajetória pela “Nit de lhes Telecomunicacions”. Em 2004 foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Civil, pelo Ministério da Ciência i Tecnologia português. Em 2005 obteve o Prêmio Nacional de Telecomunicações. Em 2006, ganhou a Medalha de Ouro da Ordem de Mérito – Inovação Educativa e Educação a Distância, em Bogotá, Colômbia. Em 2012 é Prêmio Gaudí-Gressol o caminho profissional e pessoal, mérito e insistência.
É bibliófilo e possui uma considerável coleção de história e crônicas da Catalunha. Dispõe de uma das coleções de poesia catalã mais primordiais do universo. Em 1996, cedeu mais de 6.000 volumes pra biblioteca central que leva teu nome, da Universidade Politécnica da Catalunha. Gabriel Ferrate, an oral history conducted in 2002 by Frederik Nebeker, IEEE History Center, New Brunswick, NJ, Usa. Conferência em português pela população do conhecimento, no Congresso Int. Campinas 2001. Instituto Cervantes. A UOC em números.
Romo 110 2 mclx unoa sábados. CAVALEIRO qoirnmenajistue domicílio T. 2418213. EM SANS Srtua. 3301318, massagista DIPLOMADA Tel. 2471 618, MODERNO instituto de pessoal copacitado de segunda a niernesen varete fechado aos sába’ 2. Bacia 7. MASSAGEM titular depnrtioo circolutorio reumática t relax T. 2368282. – MASSAGEM esth.